segunda-feira, 11 de maio de 2009

Xico Melo

«Xico Melo» é o pseudónimo de Francisco Dias Mota Veiga, nascido em Seia, no dia 3 de Outubro de 1935, filho de Dr. António Melo de Sena Veiga e de D. Maria Luísa Dias Borges.
Foi empregado de escritório na EDP e estudou no Colégio Dr. Simões Pereira em Seia e no Colégio D. João de Castro em Coimbra. É na pintura um autodidacta, fazendo dela um dos seus «Hobbies» para os momentos de lazer.
Considera-se um amante das artes plásticas cujo gosto recebeu em Coimbra com o pintor José Contente, em cujo estúdio passou muitas horas.
Expôs pela primeira vez em Seia, de 24 de Julho a 1 de Agosto de 1982, nas festas da vila. Daí para cá tem efectuado muitas exposições, quer em Seia quer na região.
Quelhas Bigotte escrevia na “Monografia do Concelho de Seia” (1986) a propósito de Xico Melo que – “Muito há a esperar deste novel pintor senense no seu contributo para o desenvolvimento das artes plásticas”.
Nos últimos anos tem participado sempre em todas exposições colectivas de artes plásticas realizadas em Seia (“Artistas Senenses” e “Artis” com óleos, aguarelas, pastel e técnicas mistas.
Em 2005, os artistas de Seia prestaram-lhe uma homenagem no âmbito da ARTIS IV.




"Do Município à Matriz"



Sem comentários:

Enviar um comentário