quarta-feira, 22 de maio de 2013

“Mais do que um Olhar”, Um documentário sobre arte e ambiente, que concorreu no CineEco 2012 passa domingo no Festival ARTIS


“Mais do que um olhar”, um documentário de Pedro Barbosa (Brasil) que integrou a competição da Lusofonia do CineEco 2012, vai ser exibido este domingo dia 26 de maio, na Casa Municipal da Cultura de Seia, (1º piso) a partir das 15:30 horas. Trata-se de uma iniciativa integrada no Festival de Artes Plásticas – ARTIS XI, que contempla um debate no final.

Com uma duração de 17 minutos, o documentário evidencia os aspetos urbanos do meio ambiente, de uma forma inovadora, por utilizar a fotografia como pano de fundo para discussões nada triviais e próprias de uma complexa e turística metrópole.

Assim, esta curta-metragem oferece um recorte expressivo da 3ª Mostra São Paulo de Fotografia, que optou por romper com o formato exclusivista e intimista das exposições, e decidiu interagir com a cidade, levando sua mensagem para bares, restaurantes, lojas, ruas e becos. Além do depoimento dos curadores que expuseram os conceitos, dados e alcance do evento, o documentário também teve o cuidado de registar a opinião de alguns artistas, os porquês de suas obras e eleição de temas como canalização de rios, intolerância, deslocamento, segurança pública, entre outros. Mais do que simplesmente olhar, percebe-se que o intuito da Mostra e do próprio documentário, é que o público desperte os sentidos – muitas vezes condicionados pela rotina urbana – e reflitam sobre a pluralidade dos desafios e oportunidades que uma metrópole como São Paulo oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário