domingo, 22 de maio de 2011

Jaime Reis homenageado no Festival ARTIS

O momento não podia ser melhor. No concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, no Cineteatro da casa Municipal da Cultura de Seia. Dia 21 de Maio à noite. Homenagem dos Artistas de Seia a Jaime Reis. E a Orquestra iniciou o concerto com um tema seu, que em 2004 ganhou um prémio da Gulbenkian.








Jaime Reis Nascido em Dezembro de 1983, iniciou os seus estudos musicais em Seia aos cinco anos com o etnomusicólogo António Tilly. Começou a compor aos 12 anos tendo estudado nos Conservatórios de Seia e de Viseu.




Entre os 17 e os 22 anos conclui a licenciatura em ensino de música, na Universidade de Aveiro, onde estudou composição e música electrónica com Isabel Soveral e João Pedro Oliveira.



Terminou o curso de doutoramento em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é aluno do doutoramento em Ciências Musicais orientado pelos professores Salwa Castelo-Branco e Emmanuel Nunes, cujos seminários de composição frequenta regularmente desde 2003 a par de outros cursos, nomeadamente, com Karlheinz Stockhausen.



Foi premiado em concursos de composição, seleccionado para edições do Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, ICMC 2005 (Barcelona), recebeu da Universidade de Aveiro duas bolsas por mérito (2005 e em 2006) e a bolsa da Fundação Engenheiro António de Almeida, por ter sido o melhor aluno a concluir a sua licenciatura em 2006. Para além do seu trabalho enquanto compositor, tem desenvolvido actividades como:

Direcção artística do festival Dias da Musica de Portugal em Cracóvia
(Dni Muzyki Portugalskiej w Krakowie) e do Festival Dias de Música Electroacústica;

Participação em várias conferências:
- Universidade de Aveiro,
- Academia de Música de Cracóvia,
- Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia,
- Universidade de Woosuk – Coreia do Sul,
- Keio University - Tóquio,
- UNICAMP – Campinas - Brasil
- Universidade Federal da Bahia- Salvador na Bahia, e UFJF - Brasil,

Cursos Stockhausen 2009 – Kürten (Alemanha) na International Summer School of Systematic Musicology,

- Sonorização de documentários e apresentações multimédia;

- Residências artísticas:
- Miso Music Portugal,
- Visby – Centro Internacional de Compositores,

- Investigação no Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos de música e dança,

- Docência em escolas como o Inst. Piaget - Almada,

- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
e docência e direcção pedagógica no Conservatório de Música de Seia.


A sua especialidade é Música erudita e as suas Áreas de Interesse são a Música erudita contemporânea; Estudos de Percepção, Música electroacústica e Tecnologias de Produção Musical, Preservação de fonogramas, digitalização e sistemas digitais de armazenamento de massa.

Jaime Reis tem uma obra musical já extensa e que tem sido apresentada em Portugal e em diversos países:

- Em Portugal, no Festival Música Viva e Festival de Música de Aveiro,

- Na Polónia,
- Em Ankara, na Túrquia,

- No Festival Synthèse 2005, que se realizou em Bourges - França; e na Universidade de Paris VII, em 2007;

- No Brasil, na Universidade de Campinas, Na Universidade Federal Juiz de Fora, Minas Gerais e na Universidade Federal da Bahia – onde, como compositor foi convidado para seminários de composição, conferências e concertos

- Na Áustria (Hörfest 05, Graz), onde esteve como compositor convidado para a estreia da sua peça Lysozyme Synthesis,

- Na Bélgica (Gent, 2006), onde estreou uma peça encomendada pela Logos Foundation.

- Recentemente, recebeu encomendas do Instituto Nacional de Telecomunicações de Minas Gerais, no Brasil e do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

Por tudo isto e muito mais, que não cabe nas palavras, mas no trabalho desenvolvido por Jaime Reis, fica esta singela homenagem dos artistas de Seia, através da Associação de Arte e Imagem, nesta décima edição do ARTIS – Festival de Artes Plásticas de Seia. Um Festival do Município de Seia, que é a Festa das Artes, onde cabe também a música, o teatro, a dança e todo um conjunto de outras manifestações artísticas, com ponto central na Casa Municipal da Cultura de Seia.


Sem comentários:

Enviar um comentário