segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conversa informal sobre fotografia, com José Pessoa



No âmbito da programação do ARTIS 2011 – X Festival de Artes Plásticas de Seia, vai decorrer esta sexta – feira, dia 13 de Maio, a partir das 21 horas no Espaço Internet da Casa Municipal da Cultura, uma denominada “Conversa Informal” sobre Fotografia. A Conversa que tem como tema, “Novos Olhares, novos percursos na fotografia” e será orientada pelo técnico de Fotografia e Radiografia José Pessoa.


O município de Seia convida todas as pessoas interessadas em participar na conversa.

Doutorando em História da Arte pela Universidade de Coimbra, José Pessoa cedo começou as suas incursões pelo mundo da fotografia. Primeiro na imagem publicitária, em 1966, mas apenas quatro anos depois sentiu necessidade de aprofundar conhecimentos técnicos.


É nessa altura que realiza um estágio no Instituto José de Figueiredo, onde acaba por ficar durante 17 anos. Em 1987 monta o laboratório do Arquivo Nacional de Fotografia, em formação, e integra desde 1989 a Divisão de Documentação Fotográfica do Instituto dos Museus e da Conservação.
Do seu vasto curriculum, que inclui o inventário fotográfico nacional,

destaque para a direcção de fotografia da Europália e Lisboa 94. Foi ainda membro do grupo de trabalho para o estudo da Pintura Portuguesa do século XV e é o actual responsável pelos exames técnicos e científicos do retábulo flamengo da Sé de Évora. Autor de textos sobre fotografia documental e História da Fotografia, tem comissariado diversas exposições como é o caso de “Luzes da Pedra”, “Fotografia ao Serviço da Obra de Arte I” e “Terra, Mãos e Fogo – Fotografia ao Serviço da Obra de Arte II”.


Tem sido responsável de cursos de técnicos de fotografia e radiografia para o exame de obras de arte e participou com aulas em diversos mestrados e cursos livres, em diversas Faculdades.


Tem leccionado também diversas cadeiras de História da Fotografia.
Actualmente exerce funções no Museu de Lamego.


Sem comentários:

Enviar um comentário