terça-feira, 12 de maio de 2015

Experiências do presente peneiram o futuro


Performance de Ricardo Cardoso


Esta quarta-feira, dia 13 de maio a partir das 11 horas terá lugar na Pérgola do Mercado Municipal (em frente ao restaurante Borges) a performance de Ricardo Cardoso: Experiências do presente peneiram o futuro.

A performance tem como objectivo principal encaminhar o acto artístico e o observador num percurso visual histórico, onde Ricardo Cardoso representa em desenho imagens fotográficas dos horrores do século XX e XXI provocados pelo ser humano. Esse percurso pelo passado e pelo presente, vai servir para reflectirmos no futuro e o perigo que carregam as utopias e as crenças fanáticas.

O artista propõe-se fazer do pátio da Praça de Seia o seu atelier ao ar livre, realizando uma espécie de um action painting, num percurso histórico e à medida que finaliza os trabalhos vai pendurando na latada como se de uma exposição se tratasse.

Esse percurso Histórico vai ser iniciado e acabado por uma imagem teatralizada de um passado mais longínquo do século XV, O Homem Vitruviano de Leunardo Da Vinci, onde o Homem é representado como centro do Universo. O HOMEM esse poço de Virtudes e Malefícios.

A performance vai processar-se em quatro momentos:

1º Representação teatral do Homem Vitruviano inscrito no Circulo;

2º Início do action painting ao percurso dos horrores do século XX e XXI;

3º Declamação de textos utópicos e fanáticos que tenham sido ilustrados nos meus trabalhos;

4º Representação teatral do Homem Vitruviano inscrito no quadrado.


O resultado desta performance, estará posteriormente exposto na Galeria atelier de Ricardo Cardoso, Bairro dos Moinhos, São Romão.






Artis 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário