segunda-feira, 28 de abril de 2014

ARTISTAS LOCAIS HOMENAGEADOS NO FESTIVAL ARTIS DE SEIA


  
A Associação de Arte e Imagem de Seia vai homenagear no próximo Sábado, na cerimónia de abertura do ARTIS XII – Festival de Artes Plásticas de Seia os artistas locais José António Baptista (teatro e música) e Ivo Mota Veiga (pintura). A cerimónia terá lugar a partir das 22 horas no Cineteatro da Casa da Cultura e insere-se na abertura do festival, contando ainda com um concerto pela Orquestra Didática do Conservatório de Seia.

José Baptista, 50 anos, é licenciado em Teatro e Educação, pelo Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação. É Técnico Superior de Animação Sociocultural na Divisão de Cultura Educação, Desporto e Turismo do Município de Seia desde 2008. 

Docente de Expressão Dramática/Teatro na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Guilherme Correia de Carvalho em Seia, em regime de protocolo com o Município de Seia de 2004 até 2012. 
Das suas principais atividades desenvolvidas, no quadro profissional e na vida associativa, destaca-se a preparação e o desenvolvimento de projetos e eventos de índole cultural, bem como de oficinas lúdico - pedagógicas nas áreas de Expressão Dramática, Musical, Plástica e Escrita Criativa.

José Batista é uma referência no panorama cultural de Seia pelo trabalho desenvolvido, empenhamento e criatividade demonstrada e de quem muito ainda se espera.

Por sua vez, Ivo Mota Veiga, 39 anos, possui um curso profissional de Design Industrial e foram já várias as exposições individuais e coletivas em que participou, desde 1995, ano em que foi premiado com o 1º prémio no concurso de Banda Desenhada, E.P.S.E. e 3º prémio no concurso de Brasões para Freguesias. Entre 1994 e 1995 colaborou para o Jornal Porta da Estrela, de Seia, elaborando Cartoons da sua autoria. Tem participado em várias edições do Festival ARTIS e noutras exposições individuais e coletivas.

Em Setembro de 2007 realizou no foyer da Casa da Cultura de Seia uma exposição de pintura, com o título “Simbologias”. Em Setembro de 2013 voltou à Casa da Cultura de Seia para mais uma exposição individual, desta vez de Desenho Automóvel, uma outra faceta da sua capacidade artística a juntar a outros traços criativos. Criatividade onde cabe igualmente espaço para a ilustração de postais, na maioria das vezes com motivos alusivos a pontos de interesse turístico do concelho de Seia e da Serra da Estrela em geral.







Sem comentários:

Enviar um comentário